Uma amiga uma vez me disse que aqueles que intencionalmente se desvalorizam recebem o mesmo olhar de reprovação daqueles que falsamente aumentam seus feitos para se valorizar.
Ainda hoje não sei dizer se ela tem ou não razão mas, para mim, é uma daquelas frases que ficam martelando no fundo da cabeça e que, quando menos espero, me faz parar para pensar e até mesmo mudar algo que eu pretendia falar ou fazer.
Não apenas isso; é uma colocação bastante interessante e, uma vez posta, pude observar que muitas são as pessoas que, pelos mais diferentes motivos, tem a prática do auto boicote.
Talvez para despertar a simpatia, a piedade dos outros.
Talvez para valorizar uma outra pessoa.
Talvez por timidez.
Talvez por falta de consciência.
Talvez por medo....
Claro que os motivos e justificativas são infindáveis. Costumo dizer que, por mais incrível que seja a bobagem que tenhamos feito, sempre temos um motivo, uma justificativa.
Não que ela seja razoável ou válida ..... mas ainda assim uma justificativa que, pelo menos individualmente, faz sentido.
O pior é que as vezes temos medo exatamente daquilo que mais desejamos e então, o auto boicote torna-se quase inevitável.
Sei que já fiz isso diversas vezes e que provavelmente cotinuarei a fazer.
Mas agora, sempre que a sombra do AUTOBOICOTE se coloca a minha espreita, me lembro dessa amiga e de suas sábias palavras e então me dou a oportunidade de seguir por um caminho diferente.
3 comentários:
textos profundos do Lú em um Blog com nome alternativo e tema mais alternativo ainda!?
Agora sim, fomos surpreendidos mais uma vez...
Eu vi uma demonstração de auto-boicote faz pouco tempo...a história é assim:
- O sonho do cara é assistir um grand slam. Ele SONHA em ver o Federer jogar. Ele tem tempo, $$ e saúde mas não teve coragem de comprar os tickets e embarcar por algum motivo de auto-penitência que eu ainda não saquei qual...não acho que a vida nos reserva tempo pra isso não! Se joga!
http://porissoteliguei.blogspot.com/
Postar um comentário