sábado, 21 de maio de 2011

A Ponte do Imperador by L.A.


No Rio Grande do Sul a aproximadamente 60 km de Porto Alegre, no município de Ivoti, encontra-se a Ponte do Imperador.

Construída em 1855 para ligar os dois lados do arroio Feitoria, tem esse nome porque D.Pedro II doou parte dos 75 contos de réis para a construção indicando que a ligação entre essas duas regiões deveria ser importante para o desenvolvimento do Império.

Pontes ....... planejadas e construídas com o único e absoluto objetivo de ultrapassar obstáculos, conectar economias, pessoas, culturas, lugares, destinos, promovendo assim o engrandecimento entre duas partes de um todo que antes encontravam-se separadas.

Muitas são as pontes ilustres ao redor do mundo; muitas foram as conquistas militares possíveis devido a tomada ou destruição de pontes; muitos são os caminhos que se ligam e se cruzam devido exclusivamente a esse tipo de construção.

Em estilo romano, cercada por construções enxaimel a Ponte do Imperador hoje liga nada a lugar nenhum e mesmo como atração turística não possui grande apelo; estando esquecida até mesmo pelo tempo que lá parece não passar.

Mas, mesmo esquecida pela grande maioria, ela ainda está lá, imponente, cheia de histórias recentes e distantes, mantendo unidas as pessoas que por ela passaram.

Nenhum comentário: