sexta-feira, 18 de junho de 2010

Vamos ao que interessa!


“Um dia lá na Italia um cara bolou uma teoria perfeita...” , “Porra não enrola, faz um Pareto e me responde logo!”. Começo o texto com frases que me perseguem no trabalho e eu que às vezes quero explicar tim tim por tim tenho que encurtar a história e dar o braço a torcer...meu excel mostra que nas primeiras linhas está 80% da receita distribuida em poucos clientes, 80% do meu custo se justifica só por alguns itens e assim vai...pra quem não conhece esta é a Lei de Pareto (também conhecido como princípio 80-20), afirma que para muitos fenómenos, 80% das consequências advém de 20% das causas.
Mas euzinha não vim aqui pra falar desta regra no trabalho, levo isto para meu mundo cor de rosa e tcharan: Um namoro pode fracassar quando o cara tem 80% do que sonhamos para chamar de MEU HOMEM e deixamos a paixão murchar só reclamando dos 20% que falta, ferra tudo, cansa qualquer um!! E ai ficamos sem nada,nem 80 nem 20, e dói viu!!! Em outra historia, o cara pode perder uma mulher 80 só por que não resistiu àquela que é disparadamente mais gostosa que a que tem em casa, e ai pula a cerca , não consegue perdão e com sorte fica só com os 20... será que vale?
Eu admito que ainda não aceitei bem o fato de não existir o namoro, o moço 100, quero muito aprender valorizar e agarrar os 80 sem se preocupar com os 20, mas quando vejo os 20 parecem estar em neon piscando, dominando minhas palavras, atitudes, birra, bico... Ao dar a mesma importância a todos os fatores estamos deixando de se concentrar no que realmente interessa, já dizia Pareto!
Será que ainda dá tempo de repensar tudo e no final de nossas vidas dizer que vivemos 80% dela realmente felizes cercadas de quem nos faz muito bem e que gastamos apenas 20% do tempo com picuinhas? Eu teria que chegar a 132 anos, otimismo!!!

5 comentários:

Damara disse...

Tatu, cada dia um aprendizado novo, mas acho que se os 20% incomodam tanto na verdade entao sao 80%. O importante é ter a perspicacia e sabedoria de aplicar o peso certo nas dificuladades da vida. A gente chega lá.
bjss

Pestaninha disse...

Concordo com Damis!
É difícil saber o que são os 20% e os que são os 80%...
Sei que querer 100% é ilusão!
Ontem assisti "Amor sem Escalas" e adorei a parte que a Vera Farmiga descreve o que ela espera de um homem...e ela diz que ele tem que ser mais alto que ela preferencialmente, ganhe mais que ela e tenha algum cabelo...
Acho que com o tempo o peso das coisas muda...a prioridade no check list é outra...
Ahhhhhh, vou virar freira!

lu disse...

Não há regras, nem teoria de Pareto! rs...
Aliás acho que quando a gente começa a "calcular" já é um mal sinal.
É emoção e não razão.
Sou mais o Gabriel Garcia Marquez que diz assim:
"Os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos re razão".

Anônimo disse...

Todo é muito relativo, tem 80% e tem 80% e tem 20% e tem 20%, uma coisa é uma coisa, e outra coisa e outra coisa. Acho que vá depender do caminho que você já recorreu e o caminho que você tem por caminhar, um problema adicional é que não existe uma relação linear entre o quanto você tem caminhado e importância ou não que você deve dar aos 20% faltantes... vá depender muito no momento em qual você se encontra na sua vida para determinar que tão importante os 20% são ou os 80% são.

Dani Brumatti disse...

Tatu, tem casos onde 20% dos clientes representam 80% do faturamento, na verdade pelo que eu sei a regra é essa. Foca nos 20 e o resto, apesar de ser o resto....., infelizmente se vc abandonar, com o perdāo da palavra, fode tudo pois ainda são os 80%. O importante então é saber equilibrar e tocar os dois Grupos e ter os 100%.
Pq ficar com só 20 ou 80 quando vc pode ter 100?